Como forma de recepcionar os acadêmicos para o início do semestre letivo, a Faculdade de Direito de Varginha promove a “Primeira Noite do Direito”. Um momento marcado pela presença de um profissional convidado da área jurídica, que divide com os alunos seu conhecimento sobre um tema específico. No primeiro semestre de 2018, o evento aconteceu no dia 19 de fevereiro e contou com a participação do Defensor Público de Minas Gerais, Dr. João Henrique Rennó Matos.
Convidado pelo professor da FADIVA, e também Defensor Público, Dr. Rodrigo Murad Prado, Dr. João Matos dividiu com os estudantes suas experiências sobre “A Defesa no Tribunal do Júri”, abordando a sua origem, os seus aspectos e dando exemplos de casos reais. “É uma honra para mim, um privilégio estar na FADIVA, pois eu nunca havia vindo para Varginha para falar sobre Direito com alunos”, disse o palestrante no início de sua apresentação. Ao lado dos acadêmicos, prestigiando a palestra, estavam professores da instituição, o Vice-Diretor Mário Célio Ferreira Pinto, a Juíza da comarca de Paraguaçu, Dr. Karina Tiosso, e os estagiários do convidado, que atua na cidade de São Lourenço. A noite foi marcada pela experiência e a entusiasmo de Dr. João Henrique Rennó Matos, ao falar sobre o Tribunal do Júri.
A FADIVA acredita que contato entre acadêmicos e profissionais do Direito é muito importante durante o ensino superior, pois agrega o conhecimento com base na experiência de grandes profissionais do mundo jurídico.