Foi com grande satisfação que a Faculdade de Direito de Varginha – FADIVA recebeu, no dia 2 de dezembro de 2017, os egressos da turma de 1992 para uma comemoração especial em homenagem aos 25 anos de formatura.
O evento, instituído a partir deste ano, foi denominado “Aula da Saudade” e se constituiu em momento de muita alegria, de lembranças e gratos reencontros.
Os egressos chegaram muito entusiasmados e ansiosos para o reencontro com os seus professores, colaboradores e colegas.
No início da solenidade a turma jubilar recebeu homenagem dos professores presentes, nas pessoas dos professores Márcio Nogueira, Márcio Bemfica e Carlos Carvalho. Todos eles manifestaram sua alegria em poderem estar presentes num momento tão significativo para todos.
Estavam presentes também o professor Aloísio Rabêlo de Rezende e os ex-professores Ministro João Otávio de Noronha, Hamilton Santiago e Gláucia Tibúrcio, além dos colaboradores que até hoje estão conosco José Aloísio, Lurdinha e o Sr. Haroldo.
Convidado de honra para o evento, o ex-professor e hoje ministro do Superior Tribunal de Justiça, Dr. João Otávio de Noronha, dirigiu-se aos presentes manifestando sua satisfação em retornar à Faculdade de Direito de Varginha – FADIVA, especialmente num evento de grande significado para todos.
Disse da alegria que carrega em ter sido professor da nossa Instituição e lembrou que todos os alunos que comemoram este ano os 25 anos de formatura são vitoriosos, mesmo aqueles que não exercem o Direito, pois o importante são os princípios adquiridos nos bancos da Faculdade que lhes possibilita hoje exercerem a “filosofia do bem”. Mencionou a tradição da Faculdade de Direito de Varginha – FADIVA de proporcionar o que há de melhor no ensino do Direito no sul de Minas.
Parabenizou não só os alunos egressos da turma de 1992, como também os demais alunos que escolheram a FADIVA para se graduarem.
Representando a turma jubilar, usou da palavra o egresso Guilherme Amiraldo Dias. Muito emocionado, saudou a todos lembrando fatos, professores e colegas da época, inclusive alguns que já faleceram.
O egresso Mário Caldonazo, advogado militante em Varginha, promoveu o sorteio de um exemplar do seu recém-lançado livro “Autos da Devassa: a Inconfidência Mineira por trás da cortina; o levante, Tiradentes, o advogado e o processo”.
Momento especial da homenagem à turma de 1992 foi uma apresentação musical. Em primeiro lugar apresentaram-se ao violão os alunos Edson e Luís Fernando . Após, o Coral da FADIVA apresentou alguns números, inclusive a tradicional “Noite Feliz”.
Ao final da Aula da Saudade foi oferecido aos presentes um coffee-break, momento de descontração e em que todos puderam bater um gostoso papo.
O egresso Evandro Santiago de Miranda, de Campo Belo, registrou sua impressão referente à Aula da Saudade: “Foi tudo muito emocionante! A sensação do reencontro com pessoas tão caras a nós é maravilhosa e também é um reavivamento que nos conforta por termos partilhado os tempos de faculdade e agora, com o encontro de hoje, momentos muito felizes.”