Sob a coordenação das professoras Inês de Fátima da Costa Bemfica e Eliete Maria Abraão Benfica, os alunos visitam a APAC (Associação de proteção e Assistência ao Condenado) de Pouso Alegre.
A atividade faz parte do projeto coordenado e idealizado pelas referidas professoras, cujo objetivo é conhecer a filosofia, a metodologia e a administração da APAC.
O método APAC surgiu na década de 1970 tendo como seu fundando Dr. Mário Ottoboni, grande jurista que possui um extenso currículo de suas beneméritas atividades como o título de "Cidadão do mundo, libertador dos presos e dos humildes."
Entre todos os itens do método APAC, está a valorização humana, o que há de essencial em cada pessoal, buscando sempre resgatar sua autoestima. Trata-se, portanto, de um método que possibilita a reinserção do condenado à sociedade.
Segundo as coordenadoras, os alunos ficaram surpresos com a disciplina e organização do local. Eles tiveram a oportunidade de analisar, sob um olhar diferente, o que há de verdadeiramente essencial em cada recuperando que ali se encontra.
O diretor da FADIVA professor Álvaro Vani Bemfica, parabeniza todos os administradores e coordenadores da APAC de Pouso Alegre, pelo excelente trabalho realizado à frente da instituição.
"Ninguém é irrecuperável." (Dr. Mário Ottoboni)
"Todo homem é maior que seu erro." (Dr. Mário Ottoboni)