O CEJUSC Pré-Processual, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, é um convênio entre a Faculdade de Direito de Varginha – FADIVA – e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A população começa a ser atendida a partir de hoje, 11 de setembro, no SERAJ, à Avenida Brasil, n° 4, Vila Pinto, das 8h às 12h.
No CEJUSC Pré-Processual o atendimento ocorre antes da instauração do processo. O próprio interessado busca a solução de determinado conflito com o auxílio de conciliadores e/ou juízes.
No último dia 6, foram selecionados os alunos que atenderão as conciliações no CEJUSC Pré-Processual.
Segundo a Juíza de Direito da 3ª Vara Cível da Comarca de Varginha Dra. Adriana Fonseca Barbosa Mendes: "A conciliação e a mediação são os chamados métodos consensuais de solução de conflitos, nos quais as próprias partes são incentivadas a resolver seus conflitos de forma autônoma e harmônica, com o auxílio do conciliador ou do mediador. Os métodos consensuais podem representar uma alternativa mais eficaz e humana na solução de conflitos entre cidadãos que buscam a justiça, gerando maior satisfação com o resultado e maior pacificação social.
Uma pessoa devidamente capacitada e neutra orienta as partes envolvidas no sentido de uma transformação do conflito, buscando construir, em conjunto, novas alternativas para o enfrentamento do problema. Desta forma, mesmo que o processo não culmine em acordo, a probabilidade de que o resultado seja positivo é maior, já que este tipo de procedimento estimula o diálogo e incentiva as partes a refletirem sobre suas questões, interesses e sentimentos."