Por Cyntia Sapi, aluna do 7º período diurno.
Dia 15 de junho foi instituído como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Pode causar certa estranheza que seja necessário este tipo de ação para sensibilizar a sociedade com relação ao combate à violência contra idosos, porém, infelizmente, este é um fenômeno que tem se agravado em proporções alarmantes.
A violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. Verifica-se que a negligência foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros, segundo dados divulgados pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
A negligência caracteriza-se comumente pela privação de medicamentos, falta de cuidados com a higiene, saúde e de proteção contra o frio e o calor. A violência ou negligência podem ocorrer contra qualquer idoso, em qualquer relacionamento, inclusive quando há expectativa de confiança ou onde o agressor ocupa uma posição de poder ou autoridade, o que é ainda mais humilhante para a vítima, que raramente denuncia.
Violência contra o idoso é crime com tipificação prevista no Estatuto do Idoso e deve ser denunciada.
A Secretaria de Direitos Humanos possui o serviço " Disque 100" para acolher denúncias. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia. A identidade de quem denuncia é preservada, salientando que denúncias também podem ser realizadas pelo portal http://www.disque100.gov.br.