Por iniciativa do Coordenador do curso da Faculdade de Direito de Varginha,Professor Francisco Vani Bemfica, a FADIVA, em convênio com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG – implantou o Juizado de Conciliação.
Referido convênio foi assinado em 06/11/2008 e, desde então, capacita seus alunos e presta relevante serviço à comunidade.
O mesmo está integrado ao Núcleo de Prática Jurídica, tendo suas instalações na Avenida Brasil, nº. 04, Vila Pinto, juntamente com o Serviço de Assistência Judiciária da Faculdade - SERAJ.
O TJMG tem implantado Juizados de Conciliação em todo o Estado, de acordo com a (Resolução nº. 460/2005), com o especial objetivo de levar possibilidade de solução de conflitos às camadas mais vulneráveis da sociedade, valorizando, assim, a
dignidade do ser humano e contribuindo para redução de desigualdades sociais.
O primeiro Coordenador do Juizado de conciliação foi o Professor Leandro Rabêlo Acayaba de Rezende, que à época, designado pelo Diretor da FADIVA, Professor Álvaro Vani
Bemfica, e pela Portaria do TJMG Nº. 2922/2009/JC subscrita pelo Desembargador Jarbas Ladeira – 3º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, realizou um excelente trabalho com os alunos, incentivando-os à capacitação, através de cursos ministrados por representantes do TJMG e levando-os às visitas orientadas, em Belo Horizonte, para conhecer o funcionamento do órgão em questão.
Vale ressaltar, que tal trabalho visa à promoção da paz social através da solução pacífica de controvérsias, em espaços propícios ao diálogo, onde as pessoas, com auxilio de um Conciliador, possam chegar à solução de seus conflitos, de forma rápida, eficaz e gratuita.
Atualmente, o Juizado de Conciliação da FADIVA é Coordenado pela professora da casa, Drª Priscilla Guimarães Cornélio, a qual, juntamente com sua equipe de acadêmicos devidamente qualificados, atendem às segundas e quartas, no endereço acima citado.
Só faz direito quem faz FADIVA!