07/04 - ESTÁGIO NO SERAJ: ÁREA CRIMINAL.

Ontem, a Faculdade de Direito de Varginha motrou uma parte do SERAJ (área cível) e, hoje, dando continuidade nas apresentações do trabalho deste departamento, será apresentado o trabalho da área criminal.

Com atividades às terças e quintas, os estagiários voluntários na área criminal são supervisionados pelo professor Marco Aurélio Benfica.

Os processos encaminhados para o SERAJ chegam até lá através da nomeação do Juiz da Comarca e, a partir daí, os estagiários iniciam seus estudos sobre os processos e, consequentemente, a elaboração das peças que pertinem àquela fase processual.

"Os alunos sabem que os processos que estão em suas mãos necessitam de total empenho e responsabilidade, pois, alí está o futuro de uma pessoa ou de uma família. Ainda, eles tem consciência que os processos têm prazos que devem ser seguidos", comentou a Secretária do SERAJ, Isabel Cristina da Costa Bemfica.

Além da elaboração de peças, os alunos também participam das audiências, elaboram relatórios e organizam o material que compõem seu arquivo pessoal.

"Infelizmente, ainda impera como crime mais cometido aqueles que envolvem as drogas. Muitos furtos, roubos e até homicídios resultam do desejo que tirar proveito para reverter em drogas", informou o professor Marco Aurélio.

Na área cível foi observado que muitas famílias se perdem pelo uso excessivo do álcool e outras drogas e estes problemas, ditos como familiares, atingem a esfera criminal quando pessoas de um mesmo núcleo familiar agridem seus parentes, mas, especificamente, as companheiras, filhas, irmãs e até genitoras. Neste caso, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) também está muito presente no dia a dia dos estagiários da FADIVA.

"Por se tratar de uma lei penal pública incondicionada, ou seja, aquela que independe da manifestação da vítima, o número de processos aumentaram. Anteriormente, as mulheres agredidas, muitas vezes não representavam, e as que representavam contra seus agressores, porém, com o decorrer do tempo ingressava com pedido para arquivar, pois havia perdoado o companheiro. Desde 2012, esse procedimento mudou e, desde então, até um terceiro que tenha presenciado uma agressão pode acionar a polícia. E, ainda, a mulher agredida não pode requerer arquivamento do processo, mesmo que ainda esteja com seu companheiro e o tenha perdoado", explicou professor Marco Aurélio.

O SERAJ é um excelente local para que o aluno viva um pouco da prática real de um advogado. (para ingressar nesta modalidade de estágio, o aluno deve procurar o Núcleo de Prática Jurídica para obter informações).

Além da assistência na área cível e criminal, o SERAJ também recebe assistidos para a Mediação & Negociação, bem como o Juizado de Conciliação, assuntos que serão abordados na próxima sexta-feira, dia 08/04.

Só faz Direito quem faz FADIVA!

Informativo da FADIVA

IMAGE Chamada especial para os formandos de 1984 da FADIVA
Segunda, 08 Julho 2024
Chamada especial para os formandos de 1984 da FADIVA – Faculdade de Direito de Varginha! A Turma Desembargador Helio Armond Werneck Cortes... Leia mais...
IMAGE Professora Cinthia Melo publica artigo na Revista de Direitos Humanos, Qualis B1
Terça, 02 Julho 2024
Temos o prazer de anunciar que nossa Professora e Tutora do EAD, Cinthia Melo, publicou um artigo na prestigiada Revista de Direitos Humanos e... Leia mais...
IMAGE Professora Priscilla Guimarães toma posse na cademia Varginhense de Letras, Artes e Ciências
Terça, 02 Julho 2024
Estamos imensamente orgulhosos da nossa querida Professora Priscilla Guimarães, que na última sexta-feira tomou posse na cadeira número 12 da... Leia mais...
IMAGE Professor lança livro de crônicas em Belo Horizonte
Terça, 02 Julho 2024
  No dia 23 de maio, o renomado advogado e professor Dr. Márcio Nogueira, lançou seu livro, intitulado "O Estagiário”. O evento de lançamento... Leia mais...
IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...