O Serviço de Assistância Judiciária - SERAJ, surgiu a partir da idealização do Coordenador do Curso de Direito da FADIVA, Prof. Francisco Vani Bemfica, que à época, era o Diretor da instituição. É uma das modalidades de Estágio, ofertada pelo Núcleo de Prática Jurídicas da FADIVA.
Em meados de 1996, época em que a prática jurídica não era obrigatória, Dr. Francisco já se preocupava com a melhor preparação dos alunos da instituição, bem como, com a sociedade, principalmente com uma parte dela que dependia dos serviços gratuitos do Estado ou do Município.
Expondo seus ideiais, objetivos e possíveis resultados, a Fundação Educacional de Varginha, presidida pelo também fundador da FADIVA, Prof. Morvan Aloysio Acayaba de Rezende, apoiou este projeto, o qual visava melhor capacitar os alunos e, também, prestar auxílio aos menos favorecidos.
Em 1997 foi formalizado o convênio entre a Faculdade de Direito de Varginha e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, para prestar assistência jurídica criminal e cível para aqueles que residiam na cidade de Varginha e Carmo da Cachoeira, que pertencia à esta comarca.
Então, foi inaugurada, na Rua Presidente Antônio Carlos, nº 726, no Centro de Varginha, a sede do Convênio da FADIVA. Tendo em vista que naquela época o estágio não era obrigatório, os alunos foram convidados e já na primeira turma totalizavam mais de 40 alunos voluntários.
O convênio atendeu neste local até o primeiro semestre de 2004, quando a parceria entre a FADIVA e o Estado foi encerrada, ocasião em que o Prof. Francisco Bemfica concluiu que a sociedade e os alunos não poderiam ser prejudicados e, então, foi criado o SERAJ. Mais uma vez, Dr. Morvan Acayaba prestou apoio ao novo projeto, criando, assim, o SERAJ.
Em agosto de 2004, o mesmo foi inaugurado na Av. Brasil, nº 4 - Vila Pinto, onde ainda permanece prestando relevante serviço á comunidade.
"O Convênio, embora apresentasse o nome da Defensoria Pública Estadual, era totalmente mantido pela faculdade. Aluguel, rendimentos dos colaboradores, material de uso contínuo, enfim, tudo era arcado pela instituição. A transição de convênio para SERAJ permitiu maior autonomia à instituição, fazendo, assim, prevalecer nossos objetivos: a prática jurídica real e o auxílio à sociedade. Estes serviços, desde 1997, também auxiliam o judiciário, afinal, o número de processos aos quais o SERAJ é nomeado, é bem significativo" comentou Prof. Francisco Vani Bemfica.
A Faculdade de Direito de Varginha e sua mantenedora, a Fundação Educacional de Varginha, em nome de toda a instituição, agradece ao professor Francisco Vani Bemfica por sempre buscar o melhor para seus alunos, sem esquecer de voltar seus sábios olhos para a sociedade.
Só faz DIREITO quem faz FADIVA!
AsscomFADIVA: Daniela Amorim -Mtb 15396