A data de 11 de agosto tem um significado importante, tanto para os profissionais da classe quanto para a história educacional do Brasil.
Dom Pedro, ao proclamar a Répública e elaborar a primeira Constituição Federal do Brasil, em 1824, percebeu que faltavam homens brasileiros, possuidores de conhecimento jurídico para a composição das primeiras leis do país. Por este motivo, perceberam a grande importância da implantação do Curso de Direito em terras brasileiras.
Então, precisamente no dia 11 de agosto de 1827, as primeiras faculdades de Direito do Brasil foram inauguradas: Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (SP) e Faculdade de Direito de Olinda ( PE), esta última, anos depois, transferida para a cidade de Recife.
Naquela época, todos os filhos de pessoas consideradas ricas e de famílias nobres cursavam Direito. Logo, ser bacharel em Direito era algo que remetia à excelente condições financeiras das famílias e, também, cultural.
Além do público acima mencionado, as faculdade de Direito se tornaram ponto de encontro de intelectuais, afinal, no Brasil, eram as únicas faculdades para aprimorar conhecimentos.
Os alunos dos Cursos de Direito da época, buscavam estas faculdades com objetivo, também, de ponto de encontro para discutir assuntos relevantes naquele momento, como, abolicionismo, sociologia, antropologia, literatura, entre muitos outros assuntos.
Destas faculdades, grandes nomes fazem parte do quadro de egressos: Castro Alves, Gonçalves Dias, Joaquim Nabuco, entre muitos outros.
Devido aos temas diversificados de conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos de Direito, estudantes e graduados eram os grandes responsáveis pelo conteúdo jornalístico da época.
E, assim, com o passar dos anos, a procura pelo Curso de Direito cresceu e, hoje, continua sendo um dos cursos que oferece um "leque" de opções profissionais.
Ainda, sobre a história dos Cursos de Direito no Brasil, cita-se o dia 11/08, como o "Dia do Pendura", pois, para comemorar a implantação das primeiras faculdades no Brasil, todos os anos, advogados e estudantes reuniam-se em famosos bares da época para comemorar, e muitos saíam de "fininho", sem pagar a conta.
Em 2015, a Ordem dos Advogados do Brasil, emitiu uma nota com um levantamento de 1308 cursos de Direito em todo território brasileiro.
A Faculdade de Direito de Varginha e sua mantenedora, a Fundação Educacional de Varginha, muito se orgulham de seus egressos, dos quais grandes nomes se destacam nos mais variados meios.
Nesta data, a instituição, através de seus dirigentes, professores e colaboradores desejam a todos os advogados e estudantes, os mais sinceros votos de muito sucesso profissional e, ainda, agradecem por fazerem parte da história da FADIVA, que em breve completará 50 anos.
Só faz Direito quem faz FADIVA!
AssCom FADIVA: Daniela Amorim - MTb 15396