Um guia para estudantes de Direito
Fonte: Financial Times
Texto Adaptado
Carreira variada: um emprego na área jurídica pode variar de trabalhar em uma empresa comercial, trabalhar internamente em uma empresa ou ingressar em uma start-up de tecnologia jurídica.
Se você é fã do programa de TV Suits , a ideia de um emprego como advogado pode ser atraente. A má notícia é que a maioria dos advogados vive uma vida muito menos glamorosa do que Harvey Specter. Mas a boa notícia é que a profissão ainda oferece uma carreira estimulante e potencialmente lucrativa e uma ampla variedade de funções.
Muitos advogados trabalham em escritórios, onde os dias são gastos em qualquer coisa, desde a assessoria em um negócio corporativo até a preparação para batalhas no tribunal. Outros trabalham internamente, na própria equipe jurídica da empresa. Há também um número crescente de start-ups de tecnologia jurídica, onde as habilidades de gerenciamento de dados, tecnologia e projetos são tão valorizadas quanto um diploma de direito.
A lei é altamente competitiva e os candidatos precisarão provar que possuem fortes habilidades intelectuais e de comunicação. Universidades e muitos escritórios de advocacia desejam ter um histórico acadêmico forte, mas outras métricas também são usadas. Karen Davies, diretora global da Ashurst, diz que a empresa introduziu testes online de capacidade cognitiva, resolução de problemas e inteligência emocional para prever o “desempenho no trabalho”.
Há também uma grande variedade de empregos para advogados que desejam trabalhar na equipe jurídica de uma empresa ou em uma empresa de tecnologia jurídica, onde as habilidades em dados e codificação são exigidas. Da mesma forma, os escritórios de advocacia tradicionais estão contratando pessoas para funções não jurídicas, desde gerentes de projeto até especialistas em tecnologia.
“O mais importante é não ter medo de entrar em contato”, diz Davies. “Só podemos ter sucesso encontrando os melhores e mais brilhantes, independentemente de quem sejam.”
Kate Beioley, correspondente legal
Link da matéria:
https://www.ft.com/content/dd59c17e-1bf7-4ad0-9c81-f15d3bc032e1