Neste último sábado, dia 22/01/2022, a FADIVA perdeu um de seus fundadores mais atuantes. Por esta razão, durante esta semana, iremos prestar as justas homenagens ao Dr. Francisco Vani Bemfica, iniciando com a sua biografia.
Francisco Vani Bemfica nasceu em 13 de setembro de 1924, na cidade de Bocaina de Minas, Estado de Minas Gerais. Filho de Álvaro da Silva Bemfica e Albina Vani Bemfica, iniciou seus estudos na cidade e o seu curso secundário no Colégio Sul Mineiro da cidade de Itanhandu/MG e no Colégio Anchieta, de Belo Horizonte. Buscando servir ao país, fez o curso de Formação de Graduados preparatório para servir as Forças Armadas na 2ª Guerra Mundial, nas instituições militares das cidades de Pouso Alegre, Ouro Fino e Itajubá em Minas Gerais. Concorreu às eleições de 1950, como candidato a Deputado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pelo Partido Republicano Mineiro a convite do ex-presidente da República Arthur da Silva Bernardes.
Sua formação jurídica iniciou-se na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, formando-se em Direito em 1952, na Faculdade de Direito, daquela instituição. Foi aprovado no concurso para o cargo de Delegado de Polícia de Minas Gerais, mas não chegou a exercer. Foi Promotor de Justiça na Comarca de Bananal, no Estado de São Paulo. Iniciou sua carreira de Magistrado no dia 06 de setembro de 1955, exercendo suas funções na cidade de Pouso Alto que à época, era Comarca e agregava a cidade de São Lourenço e ainda nas cidades de Lima Duarte, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Varginha e encerrou a sua carreira em Belo Horizonte, em entrância especial. Aposentou-se da magistratura com 53 anos de idade, passando, imediatamente, a exercer a advocacia e ao ensino de Direito na Faculdade de Direito de Varginha, da qual foi fundador há mais de 55 anos, juntamente como os professores Dr. Morvan Acayaba de Rezende e o também juiz de Direito da Comarca de Varginha, Dr. Astolpho Tibúrcio Sobrinho.
Além da atuação acadêmica, teve um importante papel na sociedade participando como Chefe de Segurança e redator de Anais e Documentos Parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, representou as Faculdades Particulares de Direito de Minas Gerais, na Assembleia Legislativa de Mineira, por ocasião das discussões sobre a constituinte juntamente com os professores Edgar da Mata Machado, Michel Temer, deputado Federal e outros juristas, foi vice-presidente do Colégio das Faculdades de Direito Particulares do Brasil, com sede na cidade de Campinas/SP.
O falecimento do Prof. Francisco Vani Bemfica abre uma lacuna no meio jurídico. Perde-se um grande jurista! Perdemos o mestre, o consultor, o colega, o amigo... A FADIVA lamenta profundamente e manifesta seus sentimentos de pesar, rogando a Deus que possa confortar a todos.