Sendo uma das modalidades de estágio ofertadas pelo Núcleo de Prática Jurídica, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, originário de um convênio entre a Faculdade de Direito de Varginha e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, realiza sessões de conciliação e mediação pré-processuais, ou seja, tem a finalidade de evitar o processo judicial. Assim, o núcleo oferece aos cidadãos, meios alternativos de solução dos conflitos, através da autocomposição, nos quais as partes realizam um acordo por intermédio de conciliadores e mediadores, tendo como princípios a imparcialidade, confidencialidade e informalidade.
Atualmente, o Núcleo de Prática Jurídica tem como coordenador o Professor Morvan Aloysio Acayaba de Rezende e coordenadora adjunta a Professora Me. Thaís Vani Bemfica. A professora responsável pelo funcionamento do CEJUSC na FADIVA é a Me. Priscilla Guimarães. Já a equipe do centro de conciliação é formada pelo Juiz coordenador Dr. Tarcíso Moreira de Souza, egresso da Fadiva da turma de 1998, o supervisor João Pedro Silva Souza, também egresso da Instituição da turma de 2020 e os conciliadores Maryella da Silva Alves e Ricardo Elias de Oliveira Campos, ambos alunos do 8º período noturno.
Além da transparência nos procedimentos, os serviços prestados são gratuitos e o funcionamento para atendimento ao público é de 8h às 11h, com agendamento prévio pelo telefone (35) 9 8862-7312.
Agora de casa nova, a sede do CEJUSC está localizada na FADIVA, na rua Praça das Nações, nº 108 – Vila Pinto. A mudança teve como objetivo facilitar o acesso à população, e, ainda, aproximar as atividades do núcleo à Instituição.