Neste trabalho, apresentamos uma reflexão acerca da questão da leitura e do leitor nas bibliotecas públicas, considerando o seu papel de agente transformador nas comunidades em que elas existem. Para a realização deste estudo, nos filiamos à teoria da Análise de Discurso, conforme proposta por Eni Orlandi quanto ao modo de se conceber os conceitos de discurso, sujeito, ideologia e interpretação. Nesse sentido, apresentamos uma reflexão acerca da questão da leitura e do leitor nas bibliotecas públicas, de acordo com a concepção de leitura na Análise de Discurso. Para isso, tomamos como corpus de análise recortes do Manifesto da Federação Internacional de Associações e Institucionais (IFLA) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) sobre Bibliotecas Públicas, intitulado “Manifesto IFLA/UNESCO - 1994”, de caráter internacional. Também analisamos o modo como está posta a questão da leitura e do leitor no texto dos objetivos do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e no documento “Tipos de Bibliotecas”, além de uma das propostas lançadas na III Conferência Nacional de Cultura sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), textos disponíveis no site do SNBP.
Palavras-chave: Biblioteca Pública. Leitura. Análise de Discurso.
This paper presents a reflection on the issue of reading in public libraries, considering their role as transforming agent in the communities in which they exist. In order to carry out this study, he joined the theory of Discourse Analysis, according to what is proposed by Eni Orlandi as to how to conceive the concepts of discourse, subject and ideology and interpretation. In this sense, the issue of reading according to the conception of reading in discourse analysis was analyzed and the corpus of analysis was taken from the IFLA / UNESCO Manifesto on Public Libraries - 1994, an international document. It also analyzed how the question of reading is posed in the following texts of the National System of Public Libraries (SNBP): "Types of Libraries" and also one of the proposals launched at the III National Conference of Culture on the National Book and Reading Plan PNLL), both available on the SNBP website.
Keywords: Public Library. Reading. Discourse Analysis.